



Coaching é o mais revolucionário método para conquista de grandes resultados em desenvolvimento pessoal e profissional.
A metodologia de Coaching foca em potencializar a conquista de grandes resultados, oferecendo as melhores ferramentas, modelos e técnicas que permitem com que as pessoas se conectem com seus objetivos, gerando ações e resultados específicos. Coaching conduz as pessoas a buscarem as respostas dentro delas e a montar um plano de ação para encontrar soluções para seus problemas e a melhor forma de alcançar um objetivo estratégico. O Coaching permite uma maior compreensão e produtividade dos comportamentos das pessoas. Além de melhor negociação e maiores resultados no alcance dos objetivos definidos.
A Home Coaching Home é uma organização voltada para o desenvolvimento, capacitação e potencialização de pessoas e negócios. É sediada em Eunápolis/Ba e realiza treinamentos baseados na metodologia coaching.

SOBRE A EMPRESA
A ORIGEM DO COACHING E SUAS ESCOLAS DE PENSAMENTO
(por Cristina Gaspar)
Palavra inglesa que significa ato de treinar alguém, a origem desta palavra na verdade é húngara e é uma cidade na Hungria (Kocs), localizada às margens do rio Danúbio, que liga Viena à Budapeste. De acordo com a história, no século XV esta cidade começou a produzir carruagens que se tornaram as mais cobiçadas de toda Europa. Assim, as carruagens de Kocs foram batizadas popularmente de kocsi szeker e os nativos da cidade de kocsi. Naturalmente, a língua evolui e passou a chamar os condutores de carruagens de kocsis e coaches.
A migração da palavra para técnico ou treinador de profissionais possui duas histórias: a primeira se trata de uma metáfora e diz que no século XVIII o coach era o tutor que guiava as crianças pelos diversos campos do conhecimento – em analogia às carruagens da época que carregavam as famílias pelos campos da Inglaterra. Esta é a passagem mais aceita.
A outra, também de origem britânica, diz que as famílias muito ricas quando em longas viagens pelo interior da Inglaterra a passeio ou a negócios, levava servos que liam em voz alta para as crianças no interior das carruagens (coaches) aquilo que elas deveriam estudar. Assim, ao se referir a esta forma de aprendizagem dizia-se que as crianças foram coached, ou seja, “foram instruídas dentro da carruagem”.
Se pensarmos na filosofia que esta prática envolve, sem ficarmos presos à nomenclatura, podemos também dizer que o coaching nasce na Grécia com seus filósofos. Platão com sua habilidade de dissecar fatos e situações com indagações criativas e Aristóteles que orientou Alexandre O Grande a buscar novas formas de enxergar a vida e estabelecer mudanças de comportamento para alcançar suas vitórias e conquistas.
O salto deste significado filosófico para a esfera esportiva não foi muito grande. Nas primeiras décadas do século XX, as universidades americanas começaram a chamar de coach os instrutores de seus atletas, especialmente os de esportes coletivos. E, uma curiosidade: no cinema e no teatro americano também é muito comum a figura do coach para acompanhar os atores.
As escolas de Coaching
A ferramenta de coaching é o resultado de uma síntese de vários campos do conhecimento, como treinamento e aprendizado de adultos (andragogia), gestão de mudança, potencial humano, psicologia, teorias comportamentais, pensamento sistêmico, neurociência, entre outros. Cada um destes campos possui modelos teóricos e abordagens próprias de coaching, formando assim um rico painel de possibilidades e formas de aplicá-lo.
Vejamos algumas escolas:

PNL: fornece o conhecimento e técnicas capazes de dar uma nova e promissora visão sobre si mesmo e sobre o caminho pessoal e profissional. Esta linha utiliza a programação neurolinguística como base.
COMPORTAMENTAL: abordagem integrativa fundada nas ciências comportamentais, que tem como foco de trabalho a transferência de aprendizado para a vida prática, através de mudanças comportamentais sustentáveis.
G.R.O.W.: neste método cada letra refere-se a uma etapa do processo de desenvolvimento. São elas: Goal (meta – o que você quer?); Reality (realidade – o que está acontecendo agora?); Options (opções – o que você pode fazer?); Will (ação futura – o que você fará?). Assim, trata-se de um método baseado na força de vontade do indivíduo.
NEUROCOACHING: reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, tais como a anatomia e a fisiologia do cérebro, correlacionando-as com disciplinas que explicam o comportamento, o processo de aprendizagem e a cognição humana, bem como os mecanismos de regulação do organismo.
FILOSÓFICO: prioriza a modificação comportamental do cliente através da percepção da realidade dos fenômenos por meio de diferentes olhares. A partir dessas várias visões, o indivíduo é levado a escolher a melhor estratégia para superar dificuldades e alcançar metas e objetivos.
ONTOLÓGICO: trabalha fundamentalmente no DOMÍNIO DO “SER”, produzindo mudanças no tipo de observador que uma pessoa é. Uma vez que as mudanças ocorrem na pessoa (e por ela mesma), sua perspectiva aumenta e ela se torna um observador diferente se tornando capaz de realizar ações diferentes e conseguindo resultados diferentes nunca antes alcançados por ela.
CONCEITOS:
COACH:
PROFISSIONAL QUE EXERCE A PROFISSÃO
COACHING:
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE O COACH CONDUZ
COACHEE:
INDIVÍDUO QUE PASSA PELO PROCESSO DE COACHING
COACHES:
PLURAL DE COACH